Workshop: Fundos de Investimentos Direitos Creditórios – 15ª edição


Data: 12 de setembro de 2018
Local: São Paulo/ SP

Estruturamos este workshop Este tipo de investimento, Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDCs) se afirma como uma recorrente opção de financiamento para os mais diversos segmentos, dimensionamento e nível deficitário no resultado das empresas.

Nesta décima quarta edição propiciamos para a área estratégico financeira da empresa um diálogo com o mercado de capitais, com foco de trazer à tona os pontos que podem possibilitar mais de um entendimento por parte dos profissionais - gestoras, governo, agências reguladoras, ratings, envolvidos com FIDCs.

A gestão dos ativos dos fundos passou por recente mudança, que consistiu no aperfeiçoamento das normas para adequamento às melhores práticas de investimentos, sobre a aplicação de recursos dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) na qual o Conselho Monetário Nacional (CMN) modificou através da resolução 3.922/10.
O limite de aplicação em ativos foi alterado e condicionantes referentes a minimização do grau de risco, porém os riscos a que investidores estão expostos é devidamente relativo aos ativos investidos dos fundos.

Outra mudança dos FIDCs é relativa à tributação. O governo com o objetivo de aumentar a arrecadação propõe alterar a sistemática de cobrança com o mesmo formato de fundos abertos.

Demais questões também serão discutidas, dentre elas destacamos os assuntos relativos ao cenário do mercado de crédito e financiamento; a estruturação e os aspectos operacionais, com suas variações e tipos de FIDCs; captação; tributação; CVM 531.

Acompanhe a seguir os pontos que serão discutidos:


08h30min – 09h00min
Recepção e credenciamento


09h00min – 09h20min
Abertura


09h20min – 10h30min

Conceitos e características

  • Visão do originador e investidor
  • Vantagens
  • Questões operacionais

Bruno Amadei


Administrador de empresas pela FAAP e mestrando em finanças pela PUC-SP. Foi diretor de instituições financeiras brasileiras e internacionais, como BankBoston, Citibank e BMG. Desenvolveu larga experiência na gestão, estruturação e distribuição de fundos de investimento. É também professor convidado em cursos de pós-graduação.
INTEGRAL INVESTIMENTOS


10h30min – 11h00min
Coffee Break


11h00min– 12h30min

Conceitos legais

  • Principais características dos FIDC
  • Alterações da CVM 531: razões e consequências
  • FIDC-NP: análise de casos de sucesso

Rubens Vidigal


Rubens Vidigal Neto, sócio fundador do PVG Advogados, graduado em direito na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP), pós-graduado em administração pela FGV-SP, advoga na área de produtos estruturados há mais de uma década, tendo assessorado na estruturação, reestruturação e/ou oferta de cotas de mais de uma centena de FIDCs.
Sócio-advogado
PVG ADVOGADOS


12h30min – 14h00min
Almoço


14h00 – 15h00min

Análise e atribuição de Rating para Operações Estruturadas

  • Significado dos Ratings para Operações Estruturadas
  • Compreendendo os Riscos Inerentes de Crédito
  • Como avaliar os diversos elementos de reforço de crédito
  • Tendências de Risco de Crédito: Desafios para 2016-2017

Marcelo Graupen


Diretor Associado Operações Estruturadas na América Latina
Acumula mais de nove anos em análise de operações estrutuadas sendo três anos de experiência em análise de ratings de crédito.
Ele cobre emissões nos mercados doméstico e internacional de diversos tipos de securitizações, incluindo ABS, RMBS, CMBS, CDOs e Fluxos Futuros.
Possui Pós-Graduação em Finanças pelo Instituto de Ensino e Pesquisa de São Paulo e graduado em economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

S&P GLOBAL RATINGS


15h00 – 16h30min

Estruturação e operação

  • Processo de estruturação do FIDC
  • Diferenças operacionais em relação aos FIDCs Padronizados
  • Aplicabilidade desse tipo de FIDC as categorias multi-cedentes e multi sacados
  • Vantagens e restrições dos FIDCs

Alexandre Chaia

Sócio responsável pelas áreas de operações estruturadas e renda fixa da Artesanal Investimento. Economista pela UERJ com MBA pelo IBMEC e Mestrado pela FEA-USP. Possui 25 anos de experiência no mercado financeiro tendo trabalhado ou prestado consultoria em gestão de riscos e operações estruturadas em diversas instituições financeiras tais como Bradesco, HSBC, Sudameris, ABN Real, Caixa Econômica, Deutsche Bank.

ARTESANAL INVESTIMENTOS


16h30min
Encerramento previsto


Realização

Apoio Supreme

Apoio Diamante

Apoio Aliance

Data/Local

Dia: 12 de setembro de 2018 - Das 8:30 – 16:30

Local: São Paulo / SP

Valor do ingresso

Consulte-nos
11 - 2936-4389
11 - 99102-3334
info@maximatreinamento.com.br

Informações adicionais

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos
contato@maximatreinamento.com.br

Mídias Sociais


ENTRE EM CONTATO!

Ligue ou envie-nos um e-mail.
Teremos o maior prazer em atende-lo.